sábado, 5 de novembro de 2011

SÉCULO DIÁRIO - Associação de Bento Ferreira quer fim da taxa de marinha


07/10/2011 16:30:04

Cristina Moura 

O presidente da Associação de Moradores de Bento Ferreira (Ambef), Evandro Fernandes, está aguardando uma decisão judicial sobre o fim da cobrança abusiva da taxa de terrenos de marinha. Filiado ao PPS, Evandro, mais conhecido como Toia, disse que vem travando uma luta junto com os moradores e percorrendo vários órgãos públicos, no sentido de pedir apoio e explicações sobre o tema. O bairro conta com um dado peculiar, pois grande parte dos terrenos foi desapropriada pelo Governo do Estado.

Evandro foi mencionado pelo presidente do Conselho Popular de Vitória (CPV) e presidente do Centro Social da Comunidade da Ilha do Príncipe, Robson Willian Almeida, o Robinho, filiado ao PMDB. Para Robinho, Evandro não tem simpatia pelo CPV. Evandro afirmou, porém, que não quer polemizar sobre o assunto. “Polêmica só atrapalha”, observou. Ele admitiu também que até admira o CPV, mas algumas questões de afinidades ideológicas o impedem de fazer parte da agremiação, que reúne várias associações comunitárias da Capital.  

Questões partidárias não deveriam entrar em discussão quando o tema tratado for taxa de marinha, segundo Evandro Fernandes. Ele acredita que o problema “não tem dono, é de todos e de ninguém”, independentemente se são filiados ou seguidores de alguma sigla. Ele citou o exemplo da Comissão Especial da Assembleia Legislativa Sobre Taxas de Terrenos de Marinha, na qual os três deputados integrantes caminham em partidos diferentes. O presidente, Luciano Rezende (PPS), o vice-presidente José Esmeraldo (PR) e a relatora, Luzia Toledo (PMDB), portanto, não são filiados à mesma legenda.

O presidente do CPV havia se queixado que a Ambef não havia se integrado à Ação Civil Coletiva protocolada na Justiça Federal pelo Conselho, propondo a remarcação das áreas de Vitória que seriam da União. Cinco bairros assinaram o documento. Evandro explicou que a associação de Bento Ferreira já havia se pronunciado na Justiça há mais tempo, desde 2005.

The Leopoldina Railway Limited

Para o presidente da associação, o bairro está herdando uma taxa indevida e abusiva, tanto sobre os mais carentes quanto os que têm mais recursos financeiros. De acordo com o Decreto 176, de 7 de maio de 1949, o Estado desapropriou o imóvel por interesse da Estrada de Ferro Leopoldina, antiga “The Leopoldina Railway Limited”, com base em autorização do antigo Ministério da Viação. O Estado foi vendendo os imóveis e os adquirentes receberam escrituras definitivas registradas em cartório. Mesmo com essa movimentação, a União não reconhece e continua enviando os boletos de pagamento da taxa aos proprietários dos imóveis.

Depois de procurar vários órgãos públicos, a começar pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU) no Espírito Santo, a Ambef ficou ciente de que haveria uma “re-ratificação”, mas tomando como base as determinações da SPU em Brasília. A decisão seria, então, de competência do governo federal. Atualmente, a taxa é cobrada em mais de 80 mil imóveis em 14 municípios do Estado.

Casagrande

No último dia 29, a Comissão da Ales se reuniu com o governador Renato Casagrande (PSB). Na ocasião, Casagrande garantiu que vai intervir junto à União pelo fim da cobrança da taxa. Além dos integrantes da comissão, participaram da reunião a procuradora do Estado, Luciana Júdice, e o secretário de Governo, Robson Leite. Como o tema específico tratado foi sobre o bairro Bento Ferreira, Evandro Fernandes também participou.

Na próxima sessão da Comissão da Ales, nesta segunda-feira (10), o convidado será o presidente da Associação dos Moradores do Centro de Vila Velha, Roberto Rodrigues Vieira.

Guia Comercial - Bento Ferreira - 2012

 



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Governador apoia Comissão na luta contra a taxa de Marinha



A Comissão Especial da Assembleia Legislativa (Ales), que analisa a cobrança de taxa sobre terrenos de Marinha no Espírito Santo, presidida pelo deputado Luciano Rezende (PPS), se reuniu na tarde desta quinta-feira (29) com o governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta. Os membros da Comissão saíram otimistas do encontro.

Participaram da reunião, além do presidente Luciano Rezende, o vice-presidente da Comissão, deputado José Esmeraldo (PR), a relatora, deputada Luzia Toledo (PMDB), o presidente da Associação de Moradores de Bento Ferreira, Evandro Fernandez, a procuradora da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Luciana Júdice, e o secretário de Governo, Robson Leite.

Casagrande disse que vai intervir junto à União pelo fim da cobrança da taxa que, segundo a Comissão, é abusiva e ilegal. Entre outros pontos, a Comissão expôs ao governador o caso específico do bairro Bento Ferreira, em Vitória, desapropriado pelo Estado e que a União não reconhece tal ação, insistindo na cobrança da taxa.

O secretário Robson Leite e o procurador geral do Estado, Rodrigo Júdice, foram escalados pelo governador para se reunir com o superintendente estadual da Superintendência de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES), Magno Pires, na próxima semana. “Se não der para resolver por aqui, vou a Brasília tratar desse assunto pessoalmente”, prometeu Casagrande.

Luciano Rezende, Luzia Toledo e José Esmeraldo informaram ao governador resumidamente o que a Comissão já apurou nesses sete meses de trabalho, período em que foram ouvidas mais de 20 pessoas, entre juristas, advogados, empresários, lideranças comunitárias, moradores vítimas da cobrança, entre outras.

O presidente Luciano Rezende destacou a ação proposta pela Comissão ao Ministério Público Federal (MPF), na qual pede o fim da cobrança da taxa no Estado.

Representando as comunidades, Evandro Fernandez disse que percebeu desde o início a seriedade da Comissão instalada na Assembleia e contou como a Associação de Moradores está tratando do assunto.

“Desde 2005 estamos nessa luta, provocando a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e os governos federal e estadual. Essa é uma questão política e social que precisa ser resolvida urgentemente. O caso de Bento Ferreira é apenas uma unha encravada”, comparou ele, referindo-se ao restante dos 13 municípios capixabas que são submetidos a cobrança da taxa sobre terrenos de Marinha.

Da redação /Web Ales - 30-09-11

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fotos antigas de Vitória


Coleção de fotos antigas da Cidade de Vitória

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

2005 - Jornal AMBEF - notícia sobre o registro da AMBEF


[Visualizar notícias sobre o registro da AMBEF em cartório]

Informações sobre isenção de taxa de marinha



TAXA DE MARINHA (OS ISENTOS)

Pela Lei nº 11.481/2007*
É isento da taxa de marinha
o responsável pelo imóvel
cuja renda familiar mensal seja
igual ou inferior a 5 (cinco) salários mínimos

REIVINDICANDO DIREITOS


[Visualizar legislação sobre o tema - Decreto-Lei 1.876/1981]

* A Lei 11.481/2007 deu nova redação ao art. 1º do Decreto-Lei 1.876/1981

2006 - Ofício encaminhado ao Ministro do Planejamento


Ofício encaminhado pelo Presidente da AMBEF, EVANDRO FERNANDES DA CRUZ, ao Ministro do Planejamento em 24/10/2006, o qual encaminha "um documento que certifica que o bairro de Bento Ferreira não pertence a União".

Assembléia Legislativa/ES - Comissão junta documentação para contestar taxa de marinha

 


Fonte: site da Assembléia Legislativa/ES

[Visualizar notícia]

Sobre o Presidente da AMBEF

[clique na imagem para ampliar]


Informações atualizadas sobre terrenos de marinha


O Presidente da AMBEF, EVANDRO FERNANDES DA CRUZ, presta informações atualizadas sobre terrenos de marinha

[Visualizar informações atualizadas sobre terrenos de marinha]

Estatuto da AMBEF



[Visualizar Ata da AGE de Criação da AMBEF - 27/06/2005]

[Visualizar Estatuto da AMBEF]

[Visualizar Diretoria da AMBEF - 2005]

domingo, 21 de agosto de 2011

Notícias sobre terrenos de marinha


Notícias vinculadas em jornais de grande porte do Estado do Espírito Santo, trazendo a indignação dos moradores do bairro de Bento Ferreira: A realidade continua acumulando...

2005 - 1ª ação concreta da AMBEF sobre terrenos de marinha


Terrenos de marinha: 1ª ação concreta em 2005.
Esclarecimentos sobre terrenos de marinha ou terreno da marinha.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

2011 - Documento da AMBEF encaminhado ao Senador RICARDO FERRAÇO


Expediente elaborado pela AMBEF em 17/08/2011 que solicita apoio ao Senador RICARDO FERRAÇO para acompanhar em Brasília o processo de rerratificação da escritura pública de Bento Ferreira.

[Visualizar documento]

2010 - Representação da AMBEF no MPF contra a SPU/ES


Representação da Associação de Moradores de Bento Ferreira (AMBEF) no Ministério Público Federal (MPF) contra a Direção da Superintendência do Patrimônio da União de Vitória/ES (SPU/ES), protocolada em 01/03/2010

[Visualizar Representação]

2010 - Esclarecimentos e proposta de ação conjunta com abaixo assinado


A Associação de Moradores de Bento Ferreira (AMBEF), através de seu Presidente Evandro Fernandes da Cruz, apresenta esclarecimentos aos moradores de Bento Ferreira sobre as cobranças de taxa de marinha e propõe uma ação conjunta, referente a elaboração de uma representação ao Ministério Público Federal, através de abaixo assinado, para adoção das medidas devidas.

2006 - Ação através da iniciativa do Presidente da AMBEF por intemédio do Dep. Fed. Renato Casagrande


Ofício elaborado em 10/05/2006 pelo então Deputado Federal RENATO CASAGRANDE para o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, que encaminha diversas petições de moradores junto com documento do Presidente da Associação de Moradores de Bento Ferreira (AMBEF).

[Visualizar Ofício]